Estudos
“Quem aspira entesourar os valores da própria emancipação intima à frente do Universo e da Vida, deve e precisa estudar.”
Emmanuel – Psicografia de Francisco Cândido Xavier

Para solicitar sua inscrição em nossos Cursos preencha o Formulário abaixo:
Todos os Cursos e Estudos da CEENA continuam a ser “online” através do Google Meet.
Informações sobre os Cursos
Curso Novos Horizontes

Você está chegando à Casa Espírita. Quanta coisa você gostaria de perguntar, quantas dúvidas, quanta coisa você quer saber!
Este curso não vai lhe responder a tudo, mas dará algumas informações e esclarecimentos, explicará o porquê de algumas situações, acalmando a sua alma e dando esperanças para o futuro.
Público a que se destina:
Pessoas que estão chegando a esta Casa pela primeira vez, é um curso/modo de dizer: “sê bem-vinda! Esta é uma Casa cujas atividades se baseiam no Evangelho de Jesus e na Codificação do Espiritismo por Allan Kardec”.
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Tomo I

Este Curso Sistematizado do estudo espírita busca apoio nas seguintes orientações de Allan Kardec: “um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios […]”.
Público a que se destina:
Pessoas que buscam as instituições e centros espíritas, necessitadas de acolhimento e de esclarecimentos referentes ao conhecimento espírita.
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – Tomo II

Esta é a continuação do primeiro tomo do Programa Fundamental da proposta para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Aqui são abordados assuntos constantes das partes terceira e quarta de O livro dos espíritos que tratam, respectivamente, das Leis Morais e das Esperanças e Consolações. Os vinte e sete roteiros, distribuídos em nove módulos, oferecem oportunidade para refletir a respeito da conduta moral ante os imperativos da nossa evolução espiritual.
Público a que se destina:
Pessoas que buscam as instituições e centros espíritas, necessitadas de acolhimento e de esclarecimentos referentes ao conhecimento espírita.
Mediunidade: Estudo e Prática – Programa I

O Curso Mediunidade: Estudo e Prática – Programa I, destina-se à formação do trabalhador espírita em geral, independentemente da pessoa possuir mediunidade ativa ou pretender integrar-se ao grupo mediúnico, no futuro.
Este Curso tem como finalidade propiciar a formação de médiuns seguros, disciplinados, evangelizados e conscientes de seu papel enquanto que intermediários da Espiritualidade, aparelhados para atuar nos diferentes trabalhos da Assistência Espiritual da CEENA e de casas espíritas.
Público a que se destina:
Mediunidade: Estudo e Prática – Programa I está aberto à todos os interessados em progredir na Seara de Voluntários das diversas Instituições Espíritas, desde que possuam formação e conhecimentos nos cursos básicos de Doutrina Espírita.
Mediunidade: Estudo e Prática – Programa II

Em prosseguimento ao curso Mediunidade: Estudo e Prática – Programa I, apresentamos ao Movimento Espírita o Programa II, que completa os conteúdos doutrinários planejados para a formação do trabalhador voluntário da mediunidade na Casa Espírita.
Neste programa, o estudo e as atividades práticas apresentam-se mais compactados e focados na prática mediúnica contidos no programa, contando com a realização de atividades complementares e estágios nas Câmaras de Auxílio Espiritual da CEENA.
Este Programa tem como finalidade propiciar a formação de médiuns seguros, disciplinados, evangelizados e conscientes de seu papel enquanto que intermediários da Espiritualidade, aparelhados para atuar nos diferentes trabalhos da Assistência Espiritual da CEENA e de casas espíritas.
Público a que se destina:
Alunos que concluíram o Programa 1 e tem a pretensão de continuar seu aprofundamento no desenvolvimento das sensibilidades medianímicas.
Informações sobre os Estudos
Autoconhecimento

Autoconhecimento é uma proposta direcionada às pessoas em geral, independentemente da filosofia de vida ou da religião que professem.
Os grupos de autoconhecimento realizados dentro de uma Casa Espírita, entretanto, devem basear-se na Filosofia Espírita, mesmo porque ela oferece elementos e argumentos muito importantes que contribuem fortemente para a mudança de sentimentos, pensamentos e atitudes das pessoas que participam desses grupos.
As informaçoes que temos recebido do plano espiritual através da literatura espirita mais recente, principalmente vindas de Joana de Angelis (Divaldo Franco), de Ermance Dufaux (Wanderley de Oliveira) e do Dr. Bezerra de Menezes (vários médiuns), nos levam a repensar com mais seriedade a questão da reforma íntima.
Jamais, até então, os espíritos foram tão diretos nas suas orientações, como o dr. Bezerra de Menezes, na sua palestra dirigida aos espíritos que participaram do Congresso Espírita Brasileiro em Goiânia, no final do século XX, intitulada “Atitude de Amor”:
“Nossa luta deve ser íntima e não exterior, não contra organizações, mas contra nós mesmos quando em atitudes praticadas sob o manto da mentira que acostumamos a venerar em favor de vantagens pessoais.”
“Nosso maior inimigo, de fato, é o orgulho em suas expressões inferiores de arrogância, inflexibilidade, perfeccionismo, autoritarismo, intolerância, preconceito e vaidade, seus frutos infelizes que, sem dúvida, insuflam a institucionalização perniciosa e incentivam o dogmatismo e a fé cega, adubando a hierarquização e o sectarismo.”
“Por isso temos que promover as Casas, de posto de socorro e alívio a núcleo de renovação social e humana, através do incentivo ao desenvolvimento de valores éticos e nobres capazes de gerar a transformação. Para isso só há um caminho: a educação.”
“O núcleo espiritista deve sair do patamar de templo de crenças e assumir sua feição de escola capacitadora de virtudes e formação do homem de bem, independentemente de fazer ou não com que seus transeuntes se tornem espíritas e assumam designação religiosa formal.
Elaboremos um programa educacional centrado em valores humanos para dirigentes, trabalhadores, médiuns, pais, mães, jovens, velhos, e o apliquemos consentaneamente com as bases da Doutrina.”
Considerando:
– Nossas dificuldades, em identificar, por nós mesmos, as atitudes baseadas no nosso orgulho, cometidas diáriamente, através das reecarnações;
– A urgência relacionada com o período de transição porque passa o planeta;
– O estado lastimável em que têm chegado no plano espiritual, a maioria dos espíritas que desencarnam,
…É que decidimos nos dedicar, desde que tomamos conhecimento do conteúdo dessa palestra do Dr Bezerra , “Atitude de Amor”, em 2010, em nosso próprio benefício e de quem mais se interessar, ao trabalho, em pequenos grupos, buscando, não só o aprofundamento do conhecimento relacionado com os nossos sentimentos e emoções, mas principalmente investindo nas mudanças de atitudes, explorando, através do próprio grupo, nossos potenciais positivos, que temos certeza existirem dentro de cada um de nós.
Nesse sentido, convidamos espíritas em geral, trabalhadores ou não, das Casas Espíritas, a “conversarem com suas consciências” sobre a possibilidade de investirem algum tempo em seu próprio benefício, enquanto ainda encarnados.
Com grande afeição,
Irene Romeiro Doin
São Sebastião, julho de 2020.
Estudos já concluídos
Estudo do Livro “Obreiros da Vida Eterna”

O homem moderno, pesquisador da estratosfera e do subsolo, esbarra, ante os pórticos do sepulcro, com a mesma aflição dos egípcios, dos gregos e dos romanos de épocas recuadas. Os séculos que varreram civilizações e refundiram povos, não transformaram a misteriosa fisionomia da sepultura. Milenário ponto de interrogação, a morte continua ferindo sentimentos e torturando inteligências.
No limiar deste livro, cumpre-nos declarar que André Luiz procurou fornecer algumas notícias das zonas de erraticidade que envolvem a crosta do mundo, em todas as direções, comentando os quadros emocionais que se transportam do ambiente obscuro para as esferas imediatas às cogitações e paixões humanas; mais uma vez, esclarece que a morte é campo de sequência, sem ser fonte milagreira, que aqui ou além o homem é fruto de si mesmo, e que as leis divinas são eternas organizações de justiça e ordem, equilíbrio e evolução.
Gravacões:
Estudo do Livro “Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho”

Na abençoada tarefa de espiritualização, o Brasil caminha na vanguarda. O material a empregar nesse serviço não vem das fontes de produção originariamente terrena e sim do Plano invisível, onde se elaboram todos os ascendentes construtores da Pátria do Evangelho.
Estas páginas modestas constituem, pois, uma contribuição humilde à elucidação da história da civilização brasileira em sua marcha através dos tempos. Tem por único objetivo provar a excelência da missão evangélica do Brasil no concerto dos povos e que, acima de tudo, todas as suas realizações e todos os seus feitos, forros dos miseráveis troféus das glórias sanguinolentas, tiveram suas origens profundas no Plano espiritual, de onde Jesus, pelas mãos carinhosas de Ismael, acompanha desveladamente a evolução da pátria extraordinária, em cujos céus fulguram as estrelas da cruz. São elas, ainda, um grito de fé e de esperança aos que estacionam no meio do caminho.
Assista em:
Estudo do Livro “Missionários da Luz”

Estudo, Trabalho e Renovação Interior, estas são as bases fundamentais do processo iniciático realizado através dos Cursos da Doutrina dos Espíritos na CEENA e que entendemos deve se manter após conclusão dos mesmos.
O projeto Estudo André Luiz, visa promover junto a nossa Casa Espírita a base (estudo) através dos ensinamentos contidos nos livros do espírito André Luiz, estes, psicografados pelo médium Francisco Cândido Xavier, estudo que muitas vezes ficam por conta própria dos trabalhadores e frequentadores que, muitas vezes mal gerenciados, nem sempre conseguem a eficácia necessária para manter o processo de melhoria continua do indivíduo, das tarefas e testemunhos em que ele está inserido.
A proposta de estudo não deve restringir-se a mera leitura. É relevante que haja os debates e justos esclarecimentos e que, acima de tudo, os estudos sejam feitos com lápis na mão para cada um anotar os ensinamentos que mais tocarem suas almas, seu raciocínio e seus sentimentos, o que assegura aquisição de sapiência para a eternidade.
Assista ou ouça nosso estudo:
Estudo do Livro “Paulo e Estêvão”

Não são poucos os trabalhos que correm mundo, relativamente à tarefa gloriosa do Apóstolo dos gentios. É justo, pois, esperarmos a interrogativa: – Por que mais um livro sobre Paulo de Tarso? Homenagem ao grande trabalhador do Evangelho ou informações mais detalhadas de sua vida?
Quanto à primeira hipótese, somos dos primeiros a reconhecer que o convertido de Damasco não necessita de nossas mesquinhas homenagens; e quanto à segunda, responderemos afirmativamente para atingir os fins a que nos propomos, transferindo ao papel humano, com os recursos possíveis, alguma coisa das tradições do plano espiritual acerca dos trabalhos confiados ao grande amigo dos gentios.
Nosso escopo essencial não poderia ser apenas rememorar passagens sublimes dos tempos apostólicos, e sim apresentar, antes de tudo, a figura do cooperador fiel, na sua legítima feição de homem transformado por Jesus Cristo e atento ao divino ministério. Esclareceremos, ainda, que não é nosso propósito levantar apenas uma biografia romanceada. O mundo está repleto dessas fichas educativas, com referência aos seus vultos mais notáveis. Nosso melhor e mais sincero desejo é recordar as lutas acerbas e os ásperos testemunhos de um coração extraordinário, que se levantou das lutas humanas para seguir os passos do Mestre, num esforço incessante.
Assista ou ouça nosso estudo:
Estudo do Livro “Nosso Lar”

Estudo, Trabalho e Renovação Interior, estas são as bases fundamentais do processo iniciático realizado através dos Cursos da Doutrina dos Espíritos na CEENA e que entendemos deve se manter após conclusão dos mesmos.
O projeto Estudo André Luiz, visa promover junto a nossa Casa Espírita a base (estudo) através dos ensinamentos contidos nos livros do espírito André Luiz, estes, psicografados pelo médium Francisco Cândido Xavier, estudo que muitas vezes ficam por conta própria dos trabalhadores e frequentadores que, muitas vezes mal gerenciados, nem sempre conseguem a eficácia necessária para manter o processo de melhoria continua do indivíduo, das tarefas e testemunhos em que ele está inserido.
A proposta de estudo não deve restringir-se a mera leitura. É relevante que haja os debates e justos esclarecimentos e que, acima de tudo, os estudos sejam feitos com lápis na mão para cada um anotar os ensinamentos que mais tocarem suas almas, seu raciocínio e seus sentimentos, o que assegura aquisição de sapiência para a eternidade.
Assista ou ouça nosso estudo:
Estudo do Livro “Os Mensageiros”

O projeto Estudo André Luiz, visa promover junto a nossa Casa Espírita a base (estudo) através dos ensinamentos contidos nos livros do espírito André Luiz, estes, psicografados pelo médium Francisco Cândido Xavier, estudo que muitas vezes ficam por conta própria dos trabalhadores e frequentadores que, muitas vezes mal gerenciados, nem sempre conseguem a eficácia necessária para manter o processo de melhoria continua do indivíduo, das tarefas e testemunhos em que ele está inserido.
Este estudo é mais focado a um objetivo principal, destacando a Mediunidade, contida nesta obra maravilhosa. Por este motivo este estudo destina-se principalmente aos Voluntários das diversas Casas Espíritas, que em suas atividades nestas instituições pretendem conhecer um pouco mais das manifestações destas incríveis capacidades do Espírito imortal.
Assista ou ouça nosso estudo: